Rua da Penha (atual Avenida Penha de França) nos anos 40. Na década de 40, a então Rua da Penha tinha um comércio voltado ao turismo religioso. N. Sra. da Penha era reconhecida em toda a São Paulo como a padroeira da cidade.
A famosa "porteira do Brás" que por décadas foi conhecida por atrasar o progresso do bairro e da Avenida Rangel Pestana, foi substituída por um viaduto. Fotografia de Ivo Justino - 1950.
O famoso restaurante Gigetto de 1949 a 1968, ainda na Nestor Pestana.
Vista da região da Praça da Bandeira e Vale do Anhangabaú ao fundo.
Largo do Socorro em 1936.
Uma das mais emblemáticas fábricas de São Paulo, a Antarctica Paulista.
Palácio das Indústrias - Década de 50.
Vista da recém inaugurada sede do jornal O Estado de S.Paulo a partir da Avenida Engenheiro Caetano Alvares, em meados dos anos 1970. Construção coordenada pelo Arquiteto Roberto Cerqueira César.
Antigo estádio da Portuguesa, no mesmo local onde hoje está o Estádio do Canindé. Por possui arquibancadas de madeira e ser praticamente ilhado pelo Rio Tietê à época, o estádio recebeu o apelido carinho de "Ilha da Madeira". Ao fundo é possível ver o restante do bairro, com destaque para a igreja de Santo Antônio do Pari. Fotografia de meados dos anos 60.
Trincheira de paralelepípedos em rua paulistana durante os intensos combates da Revolução de 1924.
Trânsito carregado é algo recente em São Paulo? Congestionamento caótico no Vale do Anhangabaú em 1969/1970, mostra que o problema do trânsito na capital paulista é crônico e antigo. Fotografia tirada de cima do Viaduto Santa Ifigênia.
Vista parcial de São Paulo, mostrando parcialmente o Vale do Anhangabaú e o Prédio Alexandre Mackenzie em 1937.
Na fotografia de 1919, trecho do Cambuci onde seria aberta a futura avenida Independência, que seria batizada como Avenida D. Pedro I. Ao fundo, o Museu Paulista, da USP, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga.
Vista da Via Anchieta nos anos 1950. Em 22 de abril a rodovia paulista comemora seus 65 anos.
Vista aérea da região central da Cidade de São Paulo em 1939. Ao centro, o Ed. Martinelli e, mais abaixo, o Mosteiro de São Bento.
Palacete Rodovalho, na Penha, em 1905. A tradicional ladeira da Penha com o palacete do Coronel Rodovalho, demolido no início da década de 60. Ao fundo, do lado direito, a igreja de Nossa Senhora da Penha. Note que entre o palacete e o outro lado da foto há uma passarela sobre a colina. Para passar por esta passarela (que era particular) era preciso pagar um pequeno pedágio.
O outro sentido da Avenida Rangel Pestana (centro-bairro) onde está a porteira do Brás, em um momento em que está aberta para o tráfego de veículos e pedestres. Ao fundo a Estação Roosevelt (atual Brás), 1950 - Crédito: Ivo Justino.
Rara fotografia do Theatro Municipal de São Paulo no início de 1912, menos de um anos após ser inaugurado. Detalhe para o jardim impecável à época e para a lira no gramado.
Vista parcial da Cidade de São Paulo em 1915.
Vista aérea da Avenida 23 de Maio em 1974.
Estação do Norte (depois renomeada para Roosevelt e atualmente Estação Brás) na década de 30. Foto: Sebastião de Assis Ferreira.
Uma imagem do que a Cidade de São Paulo perdeu: esta fotografia de 1926 mostra o fabuloso teatro do Palacete Santa Helena, na Praça da Sé, um dos grandes marcos arquitetônicos da capital e que foi demolida por completo em 23 de outubro de 1971, após 117 dias de marretadas. Fonte: L'Illustrazione Italiana N.29 - 18/07/1926.
A Nova York da América do Sul, é o que dizia o postal de Guilherme Gaensly, ao mostrar a construção do fabuloso Prédio Martinelli, o primeiro arranha-céu do Brasil.
Guarda de trânsito orienta veículos e pedestres na Praça do Patriarca com rua Líbero Badaró em 1928.
Biblioteca Mário de Andrade - Década de 50.
Vitrine da Lacta expondo seus produtos em feira da indústria. São Paulo, 1918.
A agitada Avenida São João em meados da década de 40.Destaque para o saudoso Cine Metro à direita e para o ônibus.
Rua Líbero Badaró em uma manhã de 1941.
As Avenidas General Olímpio da Silveira e São João vistas a patir da altura da Rua Conselheiro Brotero, antes da instalação do Minhocão. Década de 50.
O Viaduto Boa Vista, sobre a Ladeira General Carneiro, que completou 80 anos.
Quem não conhece a famosa manteiga distribuida em lata, da Aviação?
Fundada em 1920, é uma das marcas mais conhecidas do país. Na fotografia, a frota de veículos de distribuição da Manteiga Aviação em 1946.
Rua Augusta sempre agitada! Movimentação de pessoas e veículos na rua Augusta nos primeiros anos da década de 70.
Raríssima fotografia do Tramway da Cantareira trafegando pela região do Tremembé. (Crédito: Divulgação / Acervo São Paulo Antiga).
Acidente entre locomotiva do Tramway da Cantareira e ônibus coletivo na zona norte da Cidade de São Paulo, ano de 1944.
Maquete de 1918 do Monumento a Carlos Gomes. Após aprovação, o conjunto escultórico de Luigi Brizzolara seria construído no vale do Anhangabaú e inaugurado no ano de 1922.
Na fotografia, da esquerda para a direita: Dr. Washington Luís (então Prefeito de São Paulo), o aviador Alberto Santos Dumont e Fernando Chaves regressando à capital paulista, após excursão à serra do mar. (Maio de 1916)
Obras finais da construção da Estação da Luz, aproximadamente em 1899. Crédito: Guilherme Gaensly.
Ford estacionado na Praça da Sé em 1938. No fundo, destaque para o Edifício Rolim. Crédito: Benedito J. Duarte.
Raríssima fotografia de São Paulo, onde podem ser vistos, coexistindo por um breve período, o antigo e o novo Viaduto do Chá. O antigo é o da direita, próximo ao atual Shopping Light. Crédito: 1938 - Benedito J. Duarte.
Esplanada do Trianon - Início do século 20.Uma vista da Avenida Paulista muito antes dos edifícios, do trânsito e do MASP.
Rua Florêncio de Abreu em 1903.
Antiga sauna e piscina da Mansão Matarazzo no final da década de 40. Na garagem, à esquerda, é possível ver um dos carros da família, na Av. Paulista.
Salão do Automóvel de 1969, no Parque do Ibirapuera, com destaque para o lançamento do VW 1600, popularmente conhecido como "Zé do Caixão", desenvolvido no Brasil e que foi o primeiro veículo da Volkswagen com quatro portas no mundo.
Avenida Paulista em 1976. Detalhe para as obras de construção dos futuros edifícios do Banco Real e do Banco de Tokyo S/A.
Palacete Numa de Oliveira em 1916 (Avenida Paulista). Hoje no local está um edifício com o mesmo nome.
1960 - Pedestres e veículos disputam o concorrido espaço da Rua Conselheiro Crispiniano. Anos depois, a rua deixaria de receber automóveis e seria transformada em um calçadão. Crédito: Marvine Howe / Associated Press.
Vista do então recém inaugurado Colégio Evangélico, na Rua Visconde de Ouro Preto, Consolação. No local hoje existe um grande edifício. Obra do arquiteto José Rossi, 1920.
Tropas legalistas chegam à região central e ocupam a Várzea do Carmo em 1924. Ao fundo, o Palácio das Indústrias. Pouco explorada e divulgada, a Revolução de 1924 foi o maior combate armado que já ocorreu na capital paulista. Os danos, as mortes e a destruição causadas pelo combate deixaram a cidade repleta de ruínas.
Colégio Ateneu Ruy Barbosa, em fotografia de 1927. Após a escola ter fechado e o antigo casarão ter sido completamente desfigurado pelo seu proprietário, foi demolido completamente em 2011. Antes de ser o saudoso colégio, o imóvel foi a Mansão Cantinho, onde residiu o Comendador Cantinho, que dá nome a uma rua do bairro da Penha.
Praça João Mendes em 1914, ao fundo nota-se a igreja, já demolida, de N.S. dos Remédios.
Demonstração de atletismo da Força Pública em 1929 nas proximidades do Viaduto Santa Ifigênia.
Vale do Anhangabau servindo de estacionamento de veículos, final dos anos 40.
Ponte da Casa Verde em 1938
Panorâmica do Cambuci em 1925. Fotografia do primeiro estádio da Associação Portuguesa de Desportos, pouco depois de ser inaugurado. O estádio seria demolido no início da década de 30. Hoje há edifícios e uma grande avenida no local.
Página inicial de um folder do Theatro Municipal de São Paulo destinado a turistas estrangeiros, de 1917.
Um dos maiores símbolos arquitetônicos de São Paulo, o Edifício Altino Arantes - popular Prédio do Banespa - 65 anos de história.
Bonde na Av. São João
Vista parcial da Rua Voluntários da Pátria no ano de 1973.
Praça da República em 1933.
Estação da Luz vista a partir do Parque da Luz em fotografia de 1906. Crédito: Guilherme Gaensly.
Capela de São Miguel Arcanjo (São Miguel Paulista) em meados da década de 30.
Praça da República - antiga Escola Normal em 1914.
Vista da Igreja de Santa Ifigênia e da Estação da Luz (mais ao fundo) em fotografia tirada no terraço do Edifício Paysandu, então recém inaugurado. Hoje, devido aos novos edifícios, é impossível repetir esta mesma fotografia. Ano de 1937.
Operários trabalham em obra de construção do Viaduto Santa Ifigênia em 1910
02/10/1960 - Inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o popular Morumbi, com a partida entre o São Paulo Futebol Clube e o Sporting de Portugal. Os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Peixinho.
Vista aérea do Aeroporto de Congonhas na década de 1950
A Estação da Luz em 1938.
CARNAVAL NA AVENIDA PAULISTA 1926
RUA GENERAL CARNEIRO 1956
SEDE DA AGÊNCIA DOS CORREIOS 1930
VALE DO ANHANGABAÚ 1967
VIADUTO DO CHÁ CONSTRUÇÃO NA DÉCADA DE 1930
INAUGURAÇÃO DA 1º LINHA DE BONDE BOM RETIRO EM 1900
CENTRO DE SÃO PAULO 1960
VALE DO ANHANGABAÚ 1934
VIADUTO DO CHÁ
EDIFÍCIO SAMPAIO MOREIRA O 1º DA CIDADE DE SP
INAUGURAÇÃO DO THEATRO MUNICIPAL EM 1911, DEU INÍCIO AO PRIMEIROS ENGARRAFAMENTO DE SÃO PAULO
LARGO DA PRAÇA DA SÉ 1862
PRAÇA DA SÉ 1938
PRAÇA PATRIARCA 1920
REGATA NO RIO TIETÊ 1917
RUA DA MOCA 1957
RUA SAMPAIO MOREIRA
AVENIDA PAULISTA EM 1928 - ENGARRAFAMENTO
Rara foto da construção do Morumbi em 1959.
Morumbi ainda no alicerce.
Estrutura do Morumbi ainda em construção.
Canteiro de obras do Morumbi.
PACAEMBU EM CONSTRUÇÃO, EM 1938.
Eis o Pacaembu, no final de sua construção em 1939-40.
Fim da construção do Morumbi.
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