Praça André Vidal de Negreiro, também conhecida como Ponto de Cem Réis, a praça foi construída pelo Prefeito Walfrêdo Guedes Pereira.
Parahiba Palace Hotel - Construído em 1929, localizado no Ponto de Cem Reais, nos anos 30 à 60 era o reduto da elite paraibana, políticos, atletas e artistas se hospedaram nele, hoje tombado pelo patrimônio histórico.
Fábrica de cimento Matarazzo - É a fábrica mais importante da cidade de João Pessoa em 1957, e a de maior destaque do Estado.
Avenida Epitácio Pessoa, a via foi aberta em 1929 no Governo de João Pessoa, mas só em 1952 que foi finalizado o seu calçamento, dando acesso direto a orla.
Praia de Tambaú - Anos 60
Trágico acidente na Lagoa do Parque Solon de Lucena em 24 de agosto de 1975, onde morreram afogadas 35 pessoas, das quais 29 eram crianças. Era um evento em comemoração ao dia do Soldado no centro da cidade de João Pessoa.(Foto - recorte do Jornal Correio da Paraíba)
Carnaval de João Pessoa, Tribo Africanos da Torre.Imagem datada da primeira ou segunda década do século XX. (Coleção Arthur Ramos).
Abaixo a mesma foto mais com cores restaurada.
Abaixo cores restauradas
Carnaval de João Pessoa, Tribo Tupy Guarany do bairro do Roger. Imagem datada da primeira ou segunda década do século XX. (Coleção Arthur Ramos).
Abaixo a mesma foto postada com restaura
Abaixo imagem com as cores restaurada.
Imagem aérea de João Pessoa de 1934, é possível visualizar o pavilhão do chá, o Palácio do Governador, a praça João Pessoa e o antigo Lyceu Paraibano. (Museu Aeroespacial - Escola de Aviação Militar)
Vista aérea de João Pessoa de 1934,podemos visualizar a igreja São Francisco, a Igreja Nossa Senha das Neves, Varadouro e parte do bairro do Roger. (Museu Aeroespacial - Escola de Aviação Militar)
Foto aérea do centro de João Pessoa em 31 de março de 1934, uma cidade totalmente diferente dos dias de hoje, mas, ainda podemos reconhecer alguns prédios, como o antigo Correios, o Batalhão da Polícia e o Teatro Santa Rosa. (Museu Aeroespacial - Escola de Aviação Militar)
Desde o ano de 1910 que o projeto de construção do Porto Internacional do Varadouro, no rio Sanhauá, tinha sido aprovado pelo presidente Epitácio Pessoa. Infelizmente as verbas destinadas para a sua construção foram desviadas e as obras nunca foram concluídas. Nesta foto de 1922, pertencente ao arquivo do CHJP, vemos as primeiras instalações e o porto ainda em construção.
Praça 1817 no ano de 1925
Liceu Paraibano 1938
Imagem com sua cor restaurada
Liceu Paraibano 1938
Foto de 1938 construção do Liceu Paraibano, inaugurado em 1939 na gestão do Governador Argemiro de Figueiredo. (Foto acervo família Sturcket)
Abaixo a foto com sua cor restaurada.
Foto de janeiro de 1971,
meses antes da sua inauguração. Obra arquitetônica de Sergio Bernardes.
Na época João Pessoa não possuía ainda o seu Plano Diretor, que só veio a
existir em 1974. Portanto, não havia ilegalidade na sua edificação. Hoje os
ambientalistas se insurgiriam contra por considerá-lo uma agressão à natureza. (Foto. Fonte desconhecida)
Bela imagem de 1925 da Praça Venancio Neiva, hoje conhecida como Pavilhão do Chá, ao fundo podemos observar umas residencias que hoje são casas comerciais, e ao lado podemos visualizar a rua da República.
Palácio do Governador 1930 - ao lado ainda podemos visualizar as luminárias do Pavilhão do Chá.
Andamento da obra da Secretaria da Receita do Estado - 1934. (Arquivo não identificado)
1894 - Rua Barão da Passagem, atualmente chamada de Rua da Areia. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
Pavimentação da rua da República, em 1940. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
Antiga estrada do Garro, atual rua Barão do trunfo, em 1903. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
Ladeira da rua do Melão, atual Beaurepaire Rohan, vista da rua Índio Piragibe, em 1909. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
(Acervo Histórico Espaço Cultural
Rua Índio Piragibe no Varadouro, imagem de 1934. (Acervo Histórico
espaço Cultural)
Imagem da rua do Fogo, de 1920, atual Guedes Pereira. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
Rua Guedes Pereira, em 1904, antiga Rua do Fogo. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
Rua da Républica em 1904, na época se chamava rua da Imperatriz. (Acervo Espaço Cultural)
1875 - Antiga rua dos Ferreiros, depois Visconde de Inhauma, atualmente rua João Suassuna. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
1932 - Antiga Rua da Viração, atual Gama e Mello no Varadouro, o Banco do Brasil foi instalado nesta rua desde 1942 até os dias de hoje. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
(Acervo Histórico Espaço Cultural)
Lagoa do Parque Solon de Lucena, imagem de 1928.(Acervo Espaço Cultural)
1929 - Lagoa do Parque Solon de Lucena antes da revitalização, era um espaço pantanoso, No início do Século XX, era conhecido como Lagoa dos Irerês, Por causa dos marrecos que nadavam em suas águas, pertencia a um sítio dos Jesuítas. Imagem onde hoje é o Cassino da Lagoa. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
1930 - Ponto de cem reais, esquina com a Rua Duque de Caxias. (Acervo Histórico Espaço cultural)
1931 - Antigo prédio da empresa Tração Luiz e Força, de propriedade do senhor Alberto San Juan, encampada no Governo Gratuliano de Brito, hoje Usina Cultural Energisa. (Acervo Histórico Espaço cultural)
1934 -Imagem aérea do Parque Solon de Lucena. (Acervo Histórico Espaço cultural)
1938 - Antigo Mercado do Tambiá, construído em 1893, por Alvaro Machado, localizava-se onde era o antigo Cinema Municipal. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
1928 - Rua das Trincheiras, vendo-se a antiga igreja de Lourdes. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
1928 - Antigo sobrado Correio da manhã. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
1920 - Antiga rua da Imperatriz, atual rua da República. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
1920 - Quartel da Polícia do Estado, pra praça Pedro Américo, antes de sua reforma no Governo João Pessoa, na frente podemos observar um antigo coreto. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
1910 - Antigo prédio do Tesouro do Estado, onde se instalou a antiga Assembleia Legislativa, podemos visualizar os lampiões de querosene que iluminavam a praça Pedro Américo. Hoje neste prédio é o Comando Geral da Polícia Militar.
1910 - Usina da empresa Tração Luiz e Força - Antiga Cruz do Peixe, hoje fica entre os bairros Torre, Tambiá e 13 de Maio. Atual Usina Cultural Energisa. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
1878 - Palácio do Governo, ao lado a Igreja Nossa Senhora da Conceição. (Acervo Histórico Espaço Cultural)
(Acervo Histórico Espaço Cultural)
Abaixo imagem do Pavilhão do chá com a cor restaurada
Rua Maciel Pinheiro em 1903 rua comercial muito movimentada na época, os grandes comércios se localizava nesta rua.
Praça Pedro Américo em 1904 - nesta foto podemos observar o quartel da polícia militar que na época ainda era o quartel do Exército, no canto direito podemos ver o Teatro Santa Rosa.
Famosa Rua da Areia em 1902 - seu nome se deu por causa das chuvas que com o escoamento trazia toda a areia até o fim da rua.
Rua Duque de Caxias no ano de 1919 bem diferente da que conhecemos hoje, a igreja logo a frente nem existe mais se chamava Igreja do Rosário, foi destruída para a construção do Ponto de Cem Rés. Fonte (Acervo do museu Walfredo Rodriguez)
Rua Duque de Caxias em 1903, incrível as grandes mudanças em pouco tempo, cada foto uma cara sendo a mesma rua, do centro de João Pessoa, muitos desses prédios existe até hoje, como o prédio que usado pelo Banco Bradesco no lado esquerdo da rua. Fonte (Acervo do museu Walfredo Rodriguez)
Rua das Trincheiras 1877, nesta rua moraram grande personalidades da paraíba, era uma rua importante pois dava acesso a cidade de Recife. O Governador João da Maia Gama, mandou fazer trincheiras nesta rua comedo de ataques vindos de Olinda, por isso o nome rua das Trincheiras.
Rua Duque de Caxias em 1906 - ao lado esquerdo podemos ver o atual Palácio do Governador o gradiado no lado direito é hoje a praça João Pessoa. Fonte(Acervo do museu Humberto Nóbrega).
Av. General Osório em 1871, na época se chamava de rua nova, ao fundo podemos ver a igreja Nossa Senhora das Neves, a esquerda podemos ver o mosteiro de São Bento.(fonte Acervo fotográfico Humberto Nóbrega)
Praça Barão do Rio Branco em 1912, este prédio histórico já foi várias instituições do governo tais como: Tesouraria da Fazenda Imperial, Agencia Central dos Correios, hoje é o núcleo de Pesquisas e Artes da UFPB, hoje são realizados shows musicais populares.(fonte Acervo fotográfico Humberto Nóbrega)
Rua Duque de Caxias em 1904 - Hoje essa parte da rua fica em cima do Viaduto que da acesso a rua da areia, ao lado onde esses homens estão parados conversando é o Terceirão nos dias atuais. Fonte (Acervo do museu Walfredo Rodrigues)
Av. Guedes Pereira anos 60
Praça Aristides Lobo em 1933, nesta bela foto podemos visualizar a escola Tomaz Mindello, ao fundo podemos observar o prédio do Comando Geral da Polícia Militar, mas, nos anos de 1960 a 1970 funcionava nele a Assembléia e Secretaria de Agricultura do Estado. (Acervo Stuckert)
Belíssima foto da av. Guedes Pereira de 1946, podemos visualizar o prédio da antiga Assembléia do Estado, atual Comando Geral da Polícia Militar. (Fonte: Album de familia de Drayton Correa)
Hotel Globo anos 40
Av. Epitácio Pessoa 1930
Praça João Pessoa 1930, no fundo o Tribunal de Justiça
Praça Pedro Américo 1910
Quartel da Polícia em 1940
Jardim Municipal em 1919, hoje conhecida como praça 1817 ou Praça João Pessoa.
A cidade de João Pessoa (PB) nos anos 30. Parque Solon de Lucena (Lagoa). Vista de cima do Liceu Paraibano.
Vista aérea da praia de Tambaú antes da construção do Hotel Tambaú
Av. Epitácio Pessoa - ao lado do Clube Cabo Branco - decida para a praia.
Praia de Tambaú
Praia de Tambaú
Rua Bereupaire Rohan, Nesta foto podemos observar os trilhos e as linhas eletréticas do bonde, o prédio a esquerda antigo Central dos Correios até meados da década de 1990, hoje funciona neste prédio uma das Secretarias da Prefeitura de João Pessoa, o prédio do lado direito ainda existe é um prédio comercial nos dias de hoje, ao fundo não se ver os prédios que hoje existe, como por exemplo o shopping 4400
Prédio central dos Correios, hoje é uma Secretaria da Prefeitura de João Pessoa. O prédio foi concluído em 1925, localizado na cruzada da rua Beaurepaire Rohan com a avenida Guedes Pereira.
Praça Pedro Américo, ao fundo o Comando Geral da Polícia Militar
Foto Praça Pedro Américo - João Pessoa antiga
Edifício da Secretaria de Finanças, no Varadouro - conhecido popularmente como ferro de engomar por causa do seu formato, infelizmente não tem data - fonte: Acervo Humberto Nóbrega.
Abaixo, registro de 1930 da praça Antenor Navarro, onde atualmente localiza-se a Funjope e acontecem eventos culturais frequentes. Fonte (Arquivo: Foto Stuckert).
Antiga praça Álvaro Machado, também no Centro Histórico da capital, em 1934. Fonte (Arquivo: Foto Stuckert)
ABERTURA DA EPITÁCIO PESSOA
Avarenga S. Miguel de 30 toneladas pertencente ao Loide brasileiro, descarregando mercadorias no Porto do Capim (cidade baixa) em 1931. Fonte: (Acervo Público Municipal do Museu Walfredo Rodriguez, em intercâmbio técnico com a UFPB).
Vista do Varadouro a partir do Rio Sanhauá em 1930 - fonte: Acervo Humberto Nóbrega.
Cidade Baixa em 1906
Fonte: (Acervo Museu Walfredo Rodriguez)
1942 - "A Rua Direita, atualmente denominada Rua Duque de Caxias, faz parte do grupo das primeiras ruas que originaram a Cidade Alta. Desde o ano de 1639 já existia edificações escassas ao longo do seu trajeto. A Rua Direita teve em sua origem, inicialmente, um caráter habitacional destinada a pessoas que pertenciam à classe alta e média da cidade. Ela está inserida no que podemos chamar de núcleo urbano propriamente dito; a Cidade Alta, onde se localizavam as habitações, atividades administrativas e eclesiásticas. Antiga sede do Jornal "A União". Fonte: (Acervo Museu Walfredo Rodriguez)
1929 - "A parte da rua conhecida na época como “Rua da Baixa” corresponde ao declive que tem início na Igreja da Misericórdia e vai até a Praça Vidal de Negreiros. Atualmente já foi nivelado e a parte mais baixa ficou apenas para a via expressa, túnel e viadutos."Fonte: (Acervo Museu Walfredo Rodriguez)
1897 - Bando Pregatório, em favor das vítimas de Canudos, no final da antiga estrada do Carro, atual Barão do Triunfo. Fonte foto (Walfredo Rodriguez)
1910 - Praça Pedro Américo, antigo campo do Diogo e Praça Coronel Bento da Gama. Fonte foto (Walfredo Rodrigue)
Rua Maciel Pinheiro (antes Rua das Convertidas). Detalhe para a agência do primeiro Banco do Brasil do Estado. Imagem de 1916. Fonte foto (Walfredo Rodriguez)
Margens do Rio Sanhauá onde nasceu a cidade da Parahyba Fonte: Acervo Público Municipal do Museu Walfredo Rodriguez, em intercâmbio técnico com a UFPB.
Parahyba vista do Rio Sanhaua em 1912. Foto da foto dos arquivos do IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba).
02 de junho de 1937 - Melhoramento na construção do cais na Lagoa do Parque Solon de Lucena. Fonte IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba)
Fonte IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba)
Vista aérea da construção do Mercado Central de João Pessoa durante a década de 40 (fonte: Gilberto Stuckert)
Um ótimo blog, traz um pouco da história da nossa cidade.
ResponderExcluir
ExcluirÓtimo trabalho de fotografia. Excelente acervo.
ExcluirÓtimo trabalho de fotografia. Excelente acervo.
Amei as fotos ... surpreendeu historicamente e fotograficamente .Parabéns vou recomendar o blog
ExcluirEu viajei no tempo e tentei me localizar diante de tantas modificações de nossa cidade ao longo da história.
Sensacional. Passei horas viajando no tempo.
ResponderExcluirTem o Hidro Avião!
ExcluirBelíssimas fotos da João Pessoa antiga!. Vemos o Porto do Capim em atividade, e hoje, por falta de interesses políticos dessa classe que votamos errados, está desativado e sem perspectiva. Parabéns pelas fotos!!.
ExcluirAmei saber um pouco mais da minha linda cidade.
ResponderExcluirQue bom que gostou do blog, muito obrigado por visitar meu blog.
ExcluirMuito lamentável essa classe pobre de políticos paraibanos provincianos. Como deixaram "morrer" o nosso PORTO DO CAPIM??. A nossa política é podre e pobre de espírito público. Esse Porto do Capim tem-se que ser REATIVADO!!. NOTA ZEROOOOOOOO, para todos os políticos paraibanos de araques!!.
ExcluirJoão pessoa cidade de gente boa parabéns!!!
ResponderExcluirMaravilhoso viajar no tempo. imaginando como começou nossa cidade no passado, muito lindo, Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirAGORA ME DEU SAUDADES DE UMA EXPOSIÇÃO QUE VISITEI NOS IDOS DE 198? NA CASA DA PÓLVORA, ACREDITO QUE ALGUMAS DESSAS IMAGENS TAMBÉM ESTAVAM EXPOSTAS NAQUELA ÉPOCA. PARABÉNS PELA INICIATIVA.
ResponderExcluirAdorei as fotos!
ResponderExcluirÉ muito bom saber como era a nossa cidade... Parabéns pelo blog!!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
ResponderExcluirFotos como essas só fazem enriquecer nossa historia
ResponderExcluirFotos como essas só fazem enriquecer nossa historia
ResponderExcluirCaramba cara, as fotos da Epitácio, indescritíveis!
ResponderExcluirObrigada, Thiago, através dessas fotos a gente pode ver um pouco da história da cidade e do deslocamento do seu eixo para a praia.
ResponderExcluirÉ como você voltasse no tempo, muito bom vê essa história, sinto como se estivesse a cada tempo ai que vi. LINDO
ResponderExcluirFantastico ... realmente lindo!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNostalgia que nos traz alegria... viva João Pessoa!
ResponderExcluirTudo muito bonito, porém, a foto do HOTEL GLOBO é dos anos 70, pois já
ResponderExcluirexistia a PROSERV...
Muito bom conhecer um pouco da nossa história.
ResponderExcluirExcelente trabalho. Parabéns! Senti falta das fontes de algumas imagens.
ResponderExcluirAdoro essa nostalgia que o acervo nos proporciona, ver essas fotos é o mesmo que vivenciar após tantos anos. Eu só queria que o nome da cidade voltasse a sua origem, porque entendo que João Pessoa não é merecedor de ter seu nome cravado em nada deste Estado, mediante sua carreira política golpista junto a Getúlio Vargas, e pelas atrocidades que o mesmo cometeu com o injustiçado João Dantes.
ResponderExcluirAdoro essa nostalgia que o acervo nos proporciona, ver essas fotos é o mesmo que vivenciar após tantos anos. Eu só queria que o nome da cidade voltasse a sua origem, porque entendo que João Pessoa não é merecedor de ter seu nome cravado em nada deste Estado, mediante sua carreira política golpista junto a Getúlio Vargas, e pelas atrocidades que o mesmo cometeu com o injustiçado João Dantes.
ResponderExcluirAdoro essa nostalgia que o acervo nos proporciona, ver essas fotos é o mesmo que vivenciar após tantos anos. Eu só queria que o nome da cidade voltasse a sua origem, porque entendo que João Pessoa não é merecedor de ter seu nome cravado em nada deste Estado, mediante sua carreira política golpista junto a Getúlio Vargas, e pelas atrocidades que o mesmo cometeu com o injustiçado João Dantes.
ResponderExcluirAdoro essa nostalgia que o acervo nos proporciona, ver essas fotos é o mesmo que vivenciar após tantos anos. Eu só queria que o nome da cidade voltasse a sua origem, porque entendo que João Pessoa não é merecedor de ter seu nome cravado em nada deste Estado, mediante sua carreira política golpista junto a Getúlio Vargas, e pelas atrocidades que o mesmo cometeu com o injustiçado João Dantes.
ResponderExcluirParabéns Fred pelas fotos maravilhosa de nossa capital João Pessoa.
ResponderExcluirQue trabalho maravilhoso! Obrigada por reunir todas essas belíssimas imagens e disponibilizar elas para todos nós. Minha João Pessoa é muito bela e antiga, uma das minhas maiores vontades é ter vivido nessa época.
ResponderExcluirMorei aí em 1978 e 1979 tenho muitas lembranças da praça pedro Américo do comando Geral onde trabalhei lembro que a praça era ocupada por barracas de camelôs.
ResponderExcluirA vigésima primeira foto como sendo a Praça 1817, é na verdade a Praça João Pessoa, onde se ver a extinta Capela de São Gonçalo, entre o Palácio e a torre da Faculdade de Direito Após sua demolição, o terreno deu vez a um jardim.
ResponderExcluirMuito rico este acervo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmesmo em preto e branco essa minha cidade e linda joão pessoa my love paraiba/joão pessoa
ResponderExcluirMeus parabéns cara por essa materia ..sentimentos bons eu senti nessa publicação.
ResponderExcluirCaramba! ! Parabéns ao administrador do blog. Precisamos destes resgates da nossa querida cidade. Parabéns que venham outras pérolas dessas.
ResponderExcluirQue lindo , me emocionei!
ResponderExcluirQuantas histórias por dentro dessas ruas ! Quantos momentos bons !!!!
Parabéns a velha e linda João Pessoa! Onde o sol nasce primeiro!
Por favor corrigir o nome viaduto,vocês colocaram viado
ResponderExcluirViajei ao passado. Muito gratificante.
ResponderExcluirAFF VIAJEI NA MINHA LINDA JOAO PESSOA...AMU MUITO MINHA TERRA E ESSA NOSTALGIA ME FASCINA. PARABENS AOS PRORPIETARIOS DOS ACERVOS...
ResponderExcluirLEGAL ADOREI A FOTO DO RÉGIS RASGANDO A MESETA NA DIREÇÃO DE CIMA NAQUELA EPOCA ERA TOP QUANDO FOI QUE INSTALARAM A ANTENA?FOI O MAIS PROXIMO QUE A DOWNTOWN TEVE DO EMPIRE STATE LOL OBVIO O PREDIO DA MESBLA É MAIS BONITO DOS ANTIGOS DO CENTRO GRAÇAS AO REVESTIMENTO SUPERIOR ETC TALVEZ SEJA O MENOS VELHO O DO INSS É BONITO A NOITE OS VIDROS COM LUZ E OS RELEVOS MAS A MORFOLOGIA DELE É MAIS FUNCIONAL QUE ESTÉTICA FALTAVA UMA BANDEIRA TIPO A DA ENERGISA NO TOPO DO REGIS E UMA REVITALIZAÇÃO DAQUELA VIDRAÇA JA DAVA UM UP MUITO HETEROGENEA E ENVELHECIDA ESSA ARQUITETURA ANTIGA DA EUROPA PARECE UM MUSEU A RUA NOVA PRÉ-ARBORIZAÇÃO DO MODELO PARISIENSE MEU DEUS MUITO PIOR SORTE QUE MUITAS CASAS PARECIAM CAIADAS MAS PARECE QUE OS ABS NESSA ALTURA ESTAVAM NA ZO POR SER UMA PROTO 101 PRE-EPITACIO ETC E NA DUQUE JA QUE ATÉ O FLORIANO PEIXOTO ANTES DE SER PRESIDENTE UM POUCO MOROU ALI E JOGAVA GAMÃO COM UM CARA QUE CHAMOU PRA SER MINISTRO DELE OS PAISAGISMOS E URBANISMOS ANTIGOS ALGUNS ERAM BEM BONITOS MAS OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO ERAM ALTOS POR ISSO QUE EM MUITAS FOTOS PARECEM CIDADES DIFERENTES A ZONA LESTE PARECIA UM COQUEIRAL GIGANTE A EPITACIO VERDE MUITO VERDE COMO DIZIA JOSÉ AMERICO POIS TUDO ERA CONCENTRADO NO PORTO DO VARADOURO E COMERCIO VIZINHO ETC A FOTO DO REGIS É A DIVISA XX MIDDLE XX II QUANDO A CIDADE ROMPE COM O MODELO EUROPEU E ADOPTA O EURO AMERICANO NORTISTA-NOVA INGLATERRA-GRANDES LAGOS NNE ETC QUE HOJE A TRANSFORMOU NUMA DETROIT NEM TUDO É PERFEITO HOJE VEMOS A PARTE DA ERA EUROPEIA COMO MUSEU ALIAS HA DECADAS O VEMOS MESMO NAQUELA EPOCA JA O VIAM A PONTO DE ROMPER COM ELA E IR PRA ESSES MONUMENTOS VERTICAIS QUE NA EPOCA PARECIAM TÃO NOVOS E HOJE PARECEM ULTRAPASSADOS PERTO DA ZL DOS TOURS GENEVES ETC OS FIOS MUITO FUNCIONAIS QUE ESTETICOS INDICAVAM PROGRESSO SINTONIA COM OS CENTROS MAIS AVANÇADOS A DUQUE NUMA FOTO PARECE ATÉ QUE ERA A EPITACIO DA EPOCA ESSA DA ZO PARECE SER MAIS RESIDENCIAL NA ALTURA ZS E ZL NEM EXISTIAM PRATICAMENTE A ZL EXISTIA MAIS QUE A SUL UM DISTRITO PRAIEIRO VERANISTA ETC O CLIMA DEVIA SER BEM MAIS AGRADAVEL IDEM A PRE-DETROITIZAÇÃO MAIS VERDE AO REDOR DA MESETA CLIMA JA CITADO NA CARTA DO XIX COMO UM DOS FACTORES CHAVES DE NÃO SE PERDER A SEDE PRA CABEDELO ONDE O PORTO SE FOI SE TIVESSE PERDIDO TALVEZ VIRARIA UMA RECIFE DA VIDA COM PONTES INDO PRO OUTRO LADO DO PANTANO E DA REENTRANCIA A RESTINGA URBANIZADA COMO MANHATAN UM CLIMA MAIS BAIXO E QUENTE SEM AQUELES VENTOS DE INVERNO MAS BRISA MARINHA TAMBEM É BOA NÃO HAVERIA COMO SE MANTER ESPREMIDO NA PENINSULA NORTE POR MAIS QUE FOSSE BEM MAIOR QUE A DO RECIFE ORIGINAL MAS AO OLHAR O VARADOURO NÃO VIMOS UMA EXPANSÃO PRO OUTRO LADO E SIM PRO SUL DAQUELA LONGITUDE NÃO SABEMOS O PADRÃO QUE SE SEGUIRIA POIS PRECISANDO DE PONTES E COM A FAMA DE DESVIO DE RECURSOS FAIL EM FONTES DO XIX O PORTO DO VARADOURO AINDA APARECE NO G10 DO BRASIL E NO G5 ECONOMIA EXTERNA
ResponderExcluirA cidade de João Pessoa-pb, de 1950, até a data de hoje, só evoluiu. em relação aos crimes assaltos, tráficos, além do aumento de incapacidades dos Prefeitos, q. ocuparam os cargos de Prefeitos.
ResponderExcluirA cidade de João Pessoa-pb, de 1950, até a data de hoje, só evoluiu. em relação aos crimes assaltos, tráficos, além do aumento de incapacidades dos Prefeitos, q. ocuparam os cargos de Prefeitos.
ResponderExcluirCorreto, cidade linda com uma história linda, com umas administração podre.
ResponderExcluirBelas fotos.
ResponderExcluirViagem no tempo sensacional, obrigado
ResponderExcluirGostaria de saber se existem fotos antigas de todos os bairros de João Pessoa
ResponderExcluirOlá Samuel,tudo bem?
ResponderExcluirMeu nome é Ivanilda Ferreira.
Por gentileza, você poderia me ajudar, possui algum material referente ao restaurante universitário que funcionava, onde atualmente é o cassino da lagoa, e posteriormente foi alocada para o campus I da UFPB, em João Pessoa? i_ivanilda@hotmail.com
Lindas fotos, parabéns.
ResponderExcluirNota 10, muito bom me faz relembrar meu tempo que que papai tinha um deposito de material de construção no Porto do Capim. Parabéns. Uma obra de arte.
ResponderExcluirVocê deveria informa os autores dessas fotos meu amigo e não a quem pertence o acervo.
ResponderExcluirEspetacular as imagens!
ResponderExcluirObrigado pela divulgação dessas fotos, muito educativas.
ResponderExcluirMuito bom rever fotos antigas de João Pessoa, muitos locais que vivenciei minha infancia/juventude do final da década de 50 ao início da década de 70. Anos inesquecíveis...
ResponderExcluirFaço engenharia civil e sempre tive curiosidade de saber como era nossa cidade antes da verticalização. E nunca pensei em viajar através dessas fotografias.
ResponderExcluirParabéns!!
Amei! Quanta beleza numa só cidade. Amo estudar História da Paraíba.
ResponderExcluirLembrei-me muito de vários lugares, como por exemplo o Grupo Escolar Dr. Tomaz Mindelo onde estudei desde o jardim de infância (1954), ponto de cem reis, pavilhão do chá,etc.
ResponderExcluirSimplesmente espetacular estas fotos da cidade de João Pessoa senhor Samuel Nogueira, parabéns! Viajei no tempo, obrigado.
ResponderExcluir