Pelourinho 1859. acervo Ben Mulock
Pelourinho 1937. acervo Peter Fuss
Pelourinho final dos anos 50
Pelourinho meados dos anos 50
Construção Elevador Lacerda em 1929, ponto turístico de Salvador, foi construido ao lado do antigo elevador da Conceição
Ladeira de São Bento 1930. Hoje é parte da extensa avenida Sete de Setembro, mas a ladeira que liga o secular Mosteiro até a Praça Castro Alves, é historicamente chamada pelo nome do suntuoso templo. Ela existe desde o século 16, quando ligava as portas da Fortaleza do Salvador ao antigo Mosteiro.
Salvador - Vista do Porto em 1917. Esta fotografia foi tirada em 1917 para uma matéria da Mentor Magazine, nº 126, um antigo periódico estadunidense. Mostra uma vista do Porto de Salvador, após as obras de aterro, concluídas em 1914.
Fotografia de 1875, de Guilherme Gaensly. No topo, está o Elevador da Conceição (atual Elevador Lacerda), construído em 1873, pelos irmãos Lacerda. Era o maior elevador do mundo nessa época, um dos grandes feitos da engenharia nacional.
A Casa da Alfândega recém construída, em 1860, e inaugurada no ano seguinte. Fotografia de Camillo Vedani. O prédio abriga atualmente o Mercado Modelo. Os prédios em frente, incluindo a alfândega velha, foram posteriormente demolidos para dar lugar à praça Cayru.
O Cais das Amarras de Salvador e seus prédios de cinco andares, em 1861, por Benjamim Mulock. A cena fica na atual avenida da França, antes de ser feito o aterro. O prédio da Alfândega (atual Mercado Modelo), está ao fundo. Os demais prédios não existem mais.
O antigo Convento das Mercês em fotografia de Castro y Ordoñez, em 1862. Ao fundo, o Passeio Público. Talvez a mais antiga fotografia da área.
O antigo prédio do Senado na Praça da Piedade teve sua ala esquerda demolida, por volta de 1913, para dar passagem à avenida Sete de Setembro.
O Palace Hotel na Rua Chile, por volta de 1940. Fotografia feita para um cartão postal. Na Rua, à direita, vê-se parte da Igreja da Ajuda e, ao longe, a Igreja do Salesiano, inaugurada em 1938.
Rua Chile por volta dos anos '30. Fotografia, feita para um cartão postal, tirada do Palácio Rio Branco.
Fotografia de 1865, de Camillo Vedani. O Largo do Theatro e o antigo Theatro São João, a primeira grande casa de espetáculo do Brasil. No centro, sobe a Rua Direita do Palácio, atual Rua Chile. À direita o prédio do jornal Mercúrio, anteriormente uma hospedaria. No local, foi construído, no século 20, o prédio do jornal A Tarde. No centro da praça vê-se o Chafariz de Cristóvão Colombo. A estátua do navegador é a que está no Largo da Mariquita, Rio Vermelho. O chafariz secular está abandonado e depredado em um largo da Garibaldi, com uma estátua do Lord Cochrane. O monumento a Castro Alves foi instalado no lugar do chafariz, em 1926, na praça que, hoje, leva seu nome.